Monday, May 28, 2012

Alergias: Ácaros, quem os quer?

Alergias: Ácaros, quem os quer?

São invisíveis a olho nu, mas isso não os torna menos agressivos: os ácaros são uma das principais fontes de alergia, com a agravante de que se encontram em todos os recantos. Ainda assim, é possível mantê-los à distância.


Os ácaros são seres de dimensões microscópicas, o que significa que são tão pequenos que é impossível detectá-los aolho nu. E se fosse possível vê-los o que logo saltaria à vista é que são muitos, mesmo muitos os que proliferam peloambiente doméstico. Habitam no pó que se acumula sobre as superfícies, com especial preferência pelos recantos da casa.

Mas também são apreciadores, por assim dizer, de todos os revestimentos têxteis, o que significa que se encontram em tapetes e alcatifas, em colchões, almofadas e cobertores. E nos peluches infantis, o que torna estes brinquedos potenciais fontes de alergia para as crianças.

É também no ambiente doméstico que encontram alimento para se multiplicarem: é que se alimentam principalmente das partículas de pelehumana, que se libertam do corpo por descamação e que ficam depositadas sobretudo na cama. Este é um processo natural, de renovação cutânea, e que acontece sem que se dê por isso, mas que os ácaros agradecem. O que também agradecem é o conforto dos lares modernos: o ar condicionado e o aquecimento central, e até os aspiradores, fornecem as condições de vida ideais para os ácaros. Estes aparelhos fornecem calor mas também humidade, pelo que são escolhidos por estes seres minúsculos para fazerem o “ninho”.

Não é que os ácaros transmitam doenças, mas a exposição a determinadas substâncias que neles existem pode desencadear alergias. E, como estão presentes e em grande número, essa exposição acontece quase em permanência.

Preveni-la passa, no fundo, por privar os ácaros do conforto a que estão habituados. Em primeiro lugar, mantendo uma limpeza rigorosa dos espaços, dando particular atenção ao quarto de dormir – e aqui o das crianças deve merecer um cuidado ainda maior. Eliminá-los na totalidade é uma missão impossível, mas é importante não lhes dar tréguas.


Sem tréguasEis algumas sugestões para manter a casa o mais livre possível de ácaros:
• Elimine as alcatifas e tapetes grossos; opte por pavimento liso e facilmente lavável;
• As paredes devem ser pintadas com tinta lavável; elimine o papel decorativo;
• Em vez de reposteiros, use cortinas simples e, se possível, sintéticas;
• Prefira móveis de superfícies lisas, evite os trabalhados (pois acumulam pó nos contornos);
• Na cama, use edredons em vez de cobertores;
• Substitua os lençóis de flanela pelos de algodão;
• Lave a roupa de cama todas as semanas a mais de 55º;
• Aspire regularmente pavimento, tapetes, sofás e colchões;
• Aumente a ventilação da casa e reduza a humidade.


Fonte:

0 comments em “ ”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger