Wednesday, January 30, 2008

SINAIS DA DOENÇA SAO BEM VISÍVEIS

O doente pode sucumbir à gravidade do AVC + ou dele recuperar,ainda que com sequelas. Em Portugal, esta doença é a causa do maior número de mortes (34%), constituindo o dobro das que são atribuíveis aos enfartes do miocárdio.





"As pessoas não seguem os conselhos", constata Seabra Gomes, coordenador nacional para as Doenças cardiovasculares + , um plano desenvolvido no âmbito do Alto Comissariado da Saúde + . A campanha que recentemente foi lançada visa alertar a população portuguesa para que não menospreze os sinais de AVC (e também do enfarte). O conselho é simples recorrer enquanto é tempo ao 112, que canalizará o doente para os pontos da rede hospitalar com Urgência polivalente. Presentemente, há 20 unidades capazes de fazer o diagnóstico e o tratamento, conferindo ao doente um caminho de prioridade (Via Verde).



Em 2005 apenas nove hospitais podiam assegurar esta assistência. Até finais do corrente ano as autoridades de saúde prometem que estarão disponíveis 29 em todo o país.



Afirmou ao JN o cirurgião cardiotorácico Seabra Gomes ser fundamental que o doente - e sobretudo as pessoas que o rodeiam - comunique ao 112 este tipo de sintomas (fala indistinta e entaramelada, movimento preso nos membros de um lado e face arrepanhada junto à boca). "Nenhum SAP (Serviço de Atendimento Permanente) tem TAC (tomografia axial computorizada)". E esse é um exame essencial ao diagnóstico. "Tem que se actuar rapidamente e ir ao SAP é perder tempo".





Mas, refere ainda o mesmo responsável, o transporte do doente com AVC não requer ambulância especializada, sendo que o importante é chegar ao hospital o mais cedo possível. Nesse hospital com via verde haverá, entretanto, já os profissionais avisados para agir.



Três horas entre o começo do AVC e a intervenção médica é o tempo limite da esperança.
Fonte: JN

0 comments em “SINAIS DA DOENÇA SAO BEM VISÍVEIS”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger