O Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra + (HUC) passou a ter os registos dos doentes totalmente informatizados, permitindo uma resposta rápida a tratar situações nas quais o tempo é crucial, avança a Agência Lusa. Em breve, o sistema interligará todos os restantes sectores do serviço.
Há dois anos que o Laboratório de Hemodinâmica dos HUC utiliza o mesmo software para integrar o processo clínico do doente, a gestão de stocks de material de uso clínico, os filmes dos exames e os dados do registo clínico do hospital com informação relevante acerca do doente.
«Toda a informação coleccionada durante o exame hemodinâmico e angiográfico pode ser acessível em qualquer posto de trabalho do serviço, mediante identificação com palavra-chave ou impressão digital», salientou Lino Gonçalves, médico do Serviço de Cardiologia dos HUC, referindo-se à segurança do sistema.
Segundo o director do Serviço de Cardiologia dos HUC, Luís Providência, o laboratório possui ainda um programa que extrai automaticamente informação da base global dos HUC acerca do doente, «com enormes vantagens em termos de redução do tempo dispendido pelos profissionais envolvidos nestas tarefas».
O sistema permite também a elaboração automática de relatórios de alta e de estatísticas variadas e a exportação automática de alguns dos dados armazenados para o Registo da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Fonte: IGOV