Friday, January 25, 2008

EFEITOS DA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL NO CÉREBRO DE DOENTES OBSESSIVO-COMPULSIVOS

Dados recolhidos por investigadores da University of California + , em São Diego, EUA, e publicados esta semana do jornal “Molecular Psychiatry“, mostram a existência de transformações significativas no cérebro de pacientes com o Distúrbio Obsessivo Compulsivo em terapia cognitiva-comportamental diária há menos de quatro semanas.



Estudos anteriores tinham demonstrado que algumas actividades do cérebro associadas ao distúrbio diminuíam com a administração de inibidores de recaptação da serotonina (IRS + ) ou por terapia cognitiva-comportamental. No entanto, os efeitos clínicos só eram esperados após 12 semanas. Além disto, poucos trabalhos observaram pormenorizadamente como a terapia afectava as funções do cérebro, e todos os estudos preliminares examinaram os pacientes após o tratamento.


Nesta pesquisa, os investigadores observaram o cérebro dos pacientes através de Tomografia por Emissão de Positrões (PET), antes, durante e depois da terapia de quatro semanas.
A PET é um exame imagiológico da Medicina Nuclear que utiliza radionuclídeos.


Os resultados mostraram uma diminuição no metabolismo da glicose (uma forma de medir a actividade celular cerebral) nos lados direito e esquerdo do tálamo, área do cérebro associada ao distúrbio. Além disso, houve um aumento das actividades numa região responsável pela anulação e reavaliação das emoções negativas.
Fonte: Médicos na Internet

0 comments em “EFEITOS DA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL NO CÉREBRO DE DOENTES OBSESSIVO-COMPULSIVOS”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger