Os Antibióticos + são substâncias usadas para tratar infecções bacterianas que variam, desde doenças quase mortais, como a Meningite + , a problemas comuns como o Acne + e a Amigdalite + .
Mas os antibióticos não servem para curar doenças causadas por vírus, tais como constipações ou gripe. O antibiótico actua por inibição do crescimento das Bactérias + (antibiótico bacteriostático) ou matando-as (antibiótico bactericida).
Quando as bactérias desenvolvem a capacidade de se defender do efeito de um antibiótico, diz-se que adquiriram resistência aos antibióticos. Ao longo dos anos, as bactérias patogénicas - as bactérias que causam doenças - tornaram-se resistentes a muitos antibióticos convencionais devido ao abuso ou uso incorrecto dos mesmos.
Alguns aspectos a ter em consideração quando é prescrito por um médico um antibiótico:
1. Mesmo que se sinta melhor, precisa de continuar a tomar o antibiótico exactamente como o seu médico receitou. Se não terminar o antibiótico, algumas das bactérias perigosas podem não morrer, pelo que pode voltar a ficar doente. As bactérias que estão ainda vivas poderão também tornar-se resistentes e fazer com que a infecção que tem se torne mais difícil de tratar.
2. Os antibióticos não são tão eficazes se não forem tomados a horas. Como os medicamentos permanecem no organismo durante um certo período de tempo, deve tomar cada dose de acordo com as instruções do seu médico. Tomar antibióticos de forma irregular, permite que as bactérias se adaptem e se multipliquem, aumentando o problema da resistência aos antibióticos.
3. Tome o antibiótico ao mesmo tempo que uma outra actividade diária regular, como as refeições, para o ajudar a manter o horário certo.
4. Nunca deve tomar o resto de antibióticos guardados, quer sejam de outra pessoa ou seus. Antibióticos específicos são eficazes no combate a bactérias específicas e é errado supor que o antibiótico de outra pessoa (ou algum dos seus antibióticos que guardou de outras doenças) irá funcionar. Os antibióticos devem ser sempre tomados até ao fim, excepto quando o médico der instruções para parar. Qualquer resto de medicamento, deve ser devolvido à sua farmácia.
5. Constipações e gripes - e os sintomas que as acompanham, tais como a dor de garganta, dores, arrepios, nariz congestionado, olhos inflamados, e tosse seca - são causados por vírus. Infecções causadas por vírus não respondem a antibióticos. Os antibióticos só ajudam se a doença for causada por uma infecção bacteriana. Tomar antibióticos para a constipação ou gripe pode aumentar o problema da resistência aos antibióticos.
6. Pergunte ao seu médico o que deve fazer se não se sentir melhor após alguns dias a tomar o antibiótico que lhe foi receitado.
Se o seu médico lhe receitou um antibiótico, é muito importante que o tome a horas, durante o tempo que o seu médico aconselhou, mesmo que se sinta melhor após alguns dias de tratamento e nunca tome os antibióticos de outra pessoa. Se os antibióticos não são usados correctamente, as bactérias fracas são mortas mas as mais fortes, as mais resistentes, sobrevivem e multiplicam-se. Estas bactérias resistentes podem causar infecções que são muito difíceis de tratar, o que significa que os antibióticos podem não ser tão eficazes quando são mesmo necessários.
Fonte: Jornal do Centro de Saúde