Um estudo de uma equipa do hospital Banner Good Samaritan Medical Centre, em Phoenix, EUA, afirma que jogar consola antes das cirurgias pode melhorar o desempenho dos cirurgiões durante as intervenções cirúrgicas. A pesquisa foi publicada na revista especializada “New Scientist + ”.
O estudo teve por base um jogo de vídeo que é operado através de um sensor de movimento e com o qual se pode jogar versões electrónicas de desportos como boxe, ténis ou golfe.
Segundo o estudo norte-americano, apenas certos tipos de jogos são eficazes para os cirurgiões antes das operações, em especial, aqueles nos quais o jogador efectua movimentos delicados. O controlo das mãos necessário para jogar certos jogos funciona como um "aquecimento" para os cirurgiões.
Os investigadores pediram a oito cirurgiões (em internato de especialidade) para passarem uma hora a jogar antes de realizarem uma cirurgia em "realidade virtual", num computador.
Os médicos conseguiram um desempenho 50% melhor no controlo das ferramentas e a execução geral também foi melhor em comparação com outros cirurgiões que não realizaram participaram no jogo virtual.
O estudo apontou como jogo mais eficaz para o “aquecimento” dos cirurgiões um que consiste em guiar uma bola por uma série de obstáculos em 3D. O controlo preciso necessário para mover a bola virtual pelo labirinto em 3D é semelhante às habilidades necessárias realizadas durante uma cirurgia.
A pesquisa será apresentada na próxima semana, na conferência Medicine Meets Virtual Reality, na Califórnia.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Fonte: Médicos na Internet