Tuesday, January 22, 2008

DUAS CHÁVENAS DE CAFÉ AGRAVAM RISCO DE ABORTO

O consumo de duas chávenas de café forte por dia durante a gravidez aumentam substancialmente o risco de abortos espontâneos. A conclusão é de um estudo publicado na última edição do American Journal of Obstetrics and Gynecology, que vem confirmar resultados de pesquisas anteriores.




Os autores do estudo aconselham, por isso, as grávidas a reduzirem o consumo de bebidas Cafeína + das. As náuseas matinais e os vómitos, característicos dos primeiros meses da gravidez, acabam por levar naturalmente muitas mulheres a eviraem tomar café, revela o investigador De-Kun Li, do centro Kaiser Permanente, uma importante rede hospitalar de pesquisa com objectivos não lucrativos, o principal autor do estudo.



O caracter inovador deste estudo consiste no facto de, pela primeira vez, ter isolado os sintomas específicos da gravidez, como a náusea e o vómito, de modo a melhor destacar a ligação entre a absorção da cafeína e o risco de abortos espontâenos. Foram analisadas 1063 mulheres grávidas entre 1996 e 1998 que continuaram a tomar bebidas com cafeína. Constatou-se que as mulheres que consumiam, pelo menos, duas chávenas de café por dia, o equivalente a 200 miligramas de cafeína, tinham um risco duas vezes maior de sofrer um aborto do que aquelas que não a tinham consumido.




Mesmo para as mulheres que consumiam uma dose inferior, o risco de perderem o seus bebés continuava a ser 40% maior face às que não ingeriam nenhuma cafeína.



O risco está concretamente associado à cafeína e não a outro componentes químicos do café, uma vez que o consumo de outras bebidas cafeínadas, como o chá ou o Chocolate + quente, também evidenciam um aumento do risco.


Fonte: DN de Lisboa

0 comments em “DUAS CHÁVENAS DE CAFÉ AGRAVAM RISCO DE ABORTO”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger