Wednesday, January 30, 2008

ENFEMEIROS LICENCIADOS RECEBEM COMO BACHARÉIS

Juan Carvalho diz que a secretaria anda a poupar à custa dos enfermeiros




Os enfermeiros recém-licenciados que exercem funções no Serviço Regional de Saúde + deveriam estar a auferir de um salário equiparado ao respectivo grau académico. No entanto, feitas as contas, verifica-se que recebem como bacharéis.



A situação torna-se uma evidência quando comparado com o que sucede no país. Enquanto que um vencimento base de um enfermeiro na Região está tabelado um pouco acima dos 970 euros, no continente a tabela cifra-se nos 1.303,07 euros.




O descontentamento assenta ainda, segundo apurámos, no congelamento da carreira e na perda de 330 euros mês, isto no que se refere aos enfermeiros acabados de sair do Ensino Superior. Na mesma situação encontram-se aqueles que há 10 anos iniciaram funções e que, na altura, não detinham a licenciatura mas foram incentivados a tirar o chamado complemento. Estes podem ser já os primeiros reflexos da posição da classe dos enfermeiros ao corte do Subsídio de Fixação à Periferia efectuado pelas secretarias regionais do Plano e Finanças e dos Assuntos Sociais aos cerca de 500 profissionais do sector que vêm exercendo funções nos centros de saúde das zonas rurais.




Juan Carvalho, presidente do sindicato, garantiu que "o serviço Regional de Saúde depois de colocar em funcionamento a Empresa Pública Empresarial, assumiu que ao fim de 180 dias apresentaria um acordo colectivo de trabalho para ser negociado com os sindicatos e até hoje ainda não apresentou nada".



A classe está descontente com a actual tabela salarial e reclama a actualização do acordo colectivo de trabalho prometido desde 2003. Segundo o dirigente sindical são cerca de 5 anos que "a secretaria anda a poupar à custa destes enfermeiros quando efectivamente deveriam estar a receber o real valor", observa.



Acrescenta que "por diversas vezes o sindicato solicitou ao conselho de administração (do Serviço Regional de Saúde) encontros onde houvesse uma negociação entre as duas partes". Nota ainda que até hoje o sindicato não recebeu qualquer resposta ao pedido.




Para hoje, Juan Carvalho revelou estar prevista uma assembleia geral. Sobre a mesa vai estar este assunto, que será analisado a par do corte do Subsídio de Fixação à Periferia, que foi recentemente extinto por portaria. Juan Carvalho garante que caso não haja diálogo poderá haver reacções mais enérgicas.





Victor Hugo

Fonte: DC

0 comments em “ENFEMEIROS LICENCIADOS RECEBEM COMO BACHARÉIS”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger