Um estudo realizado nos EUA e conduzido por 12 experientes gastrenterologistas particulares descobriu que alguns especialistas em exames endoscópicos (Endoscopia digestiva + baixa) podiam ser até 10 vezes mais eficazes do que outros na detecção de pólipos.
Durante os exames, os gastrenterologistas apontavam o tempo que gastavam em cada exame e quantos pólipos encontravam.
Segundo o estudo, publicado no “The New England Journal of Medicine + ”, o factor que separava os médicos que encontraram muitos pólipos daqueles que descobriram poucos era a quantidade de tempo despendido a examinar o cólon. O estudo apontou para o facto de que se usassem todo o tempo necessário, encontrariam mais pólipos.
O trabalho, liderado por Robert L. Barclay, membro da Rockford Gastroenterology Associates in Rockford, Illinois, avaliou apenas médicos experientes, que tivessem efectuado mais de três mil Colonoscopia + s.
No artigo publicado, os investigadores afirmam que as colonoscopias ajudam a prevenir o Cancro do Cólon, porém avisam que há uma necessidade urgente de controlar melhor a qualidade. E instigam os pacientes a exigir dados de proficiência ao seu médico.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Fonte: Médicos na Internet