Tuesday, February 5, 2008

PORTUGAL É UM DOS PAÍSES DAC EUROPA COM MAOIOR INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE E SIDA

Por ano surgem cerca de três mil novos casos de tuberculose e dois mil de Sida
O último dia de trabalhos das 6ªs Jornadas de Actualização em Doenças Infecciosas + , a decorrer hoje, na Culturgest em Lisboa, irá centrar-se nas duas principais causas de morte por doenças infecciosas em Portugal: a tuberculose e a Sida.







Segundo a Direcção-Geral da Saúde, a tuberculose atingiu, em 2006, 31 em cada cem mil portugueses, registando uma diminuição da prevalência, mas mantendo Portugal com uma taxa de novos casos superior ao dobro da média na União Europeia + . Anualmente, surgem cerca de três mil novos casos de tuberculose em Portugal.







Relativamente ao VIH/Sida + , o relatório anual do Programa das Nações Unidas conclui que Portugal é o quarto país da Europa Ocidental que regista mais novos casos de infecções por ano, tendo sido diagnosticadas, em 2006, 2162 novas infecções. Estima-se que, a nível nacional, existam actualmente 32 mil pessoas a viver com o VIH.







Nas jornadas que hoje terminam, será apresentada a situação epidemiológica da tuberculose em Portugal, por Fonseca Antunes, da Direcção-Geral da Saúde. Os novos desenvolvimentos na área do VIH serão apresentados por John Barlett, do John Hopkins Hospital Baltimore. A política nacional para os anti-retrovíricos será apresentada por Henrique de Barros, coordenador nacional de luta contra a Sida.







De acordo Henrique de Barros, «quase metade dos casos de tuberculose em Portugal (48 por cento) são identificados perante o diagnóstico da infecção VIH/Sida, o que evidencia uma estreita relação entre as duas doenças».







Sónia Santos Dias
Fonte: Sapo Saúde

0 comments em “PORTUGAL É UM DOS PAÍSES DAC EUROPA COM MAOIOR INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE E SIDA”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger