Friday, February 8, 2008

EMBRIÕES COM UMA MÃE E UM PAI

Um embrião humano com um pai e duas mães? Não, não é ficção, mas o resultado de uma experiência científica. Segundo o Daily Telegraph + , uma equipa britânica criou dez embriões com material genético proveniente de três progenitores. Isso foi conseguido por Fertilização + in vitro. Mas se eventualmente a técnica vier a dar origem a pessoas, estas terão a aparência e personalidade resultantes de apenas um pai e de uma mãe. A descoberta ainda não foi publicada em revistas científicas e a equipa, liderada por Doug Turnbull, quer avançar para a fase de desenvolvimento de tratamentos. A notícia coincidiu com a discussão, no Parlamento britânico, de uma nova lei sobre fertilidade humana e embriologia, o que aumentou um já de si vivo debate no Reino Unido.


No trabalho de Turnbull, o que está em causa é um transplante de ADN + mitocondrial, que os humanos herdam das suas mães e que, neste caso, virá de uma dadora. As Mitocôndrias + são as "centrais eléctricas" das células, os órgãos onde é produzida a energia que permite sustentar a vida. Ali existe também material genético, mas em pequena quantidade, apenas 16 mil dos três mil milhões de pares-base do Genoma humano + , que codificam as proteínas.

O estudo realizado pelos britânicos consistiu em retirar um núcleo de um óvulo fertilizado, que depois foi implantado numa célula da dadora de ADN mitocondrial. Foram usados embriões que não iriam servir para tratamentos de fertilidade e os embriões foram destruídos ao fim de alguns dias. Segundo afirmou um dos investigadores, Patrick Chinnery, citado pelas agências, a intenção não era modificar genes, "mas apenas substituir uma pequena parte" de genes defeituosos por outros sem deficiências.

Grupos pró- -vida opõem-se à continuação deste tipo de investigação. A descoberta é controversa, mas tem potencial para solu- cionar doenças genéticas transmitidas pelo ADN mitocondrial. No futuro, pode salvar vidas, pois calcula-se que uma em cada cinco mil crianças nasça com deficiência deste tipo. As doenças mitocondriais incluem desordens musculares e epilepsia, mas há doenças fatais, afectando órgãos como Fígado + , cérebro ou coração.

"A investigação visou prevenir um grupo de doenças pouco comuns, mas severas, que afectam o sistema nervoso e os músculos", explicou Chinnery à AFP.


De acordo com o investigador, "em muitos casos, [estas doenças] são fatais e não têm tratamento. O objectivo é desenvolver formas de evitar que passem da mãe para os seus filhos". Segundo esta equipa, a técnica de transplantar "mitocôndrias boas" poderá ser uma rotina acessível dentro de uma década.
Fonte: DN de Lisboa

0 comments em “EMBRIÕES COM UMA MÃE E UM PAI”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger