Wednesday, February 6, 2008

EMEA RECOMENDA DIFERENTES MEDICAMENTOS PARA PREVENIR PANDEMIA DA GRIPE

Têm sido observadas resistências virais com maior frequência

A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) recomenda o armazenamento de mais do que um antiviral como prevenção contra uma pandemia de gripe. A orientação foi revista à luz da mais recente evidência científica nesta área, incluindo a emergência de resistências virais. Segundo a EMEA, na medida em que tem aumentado o consumo do medicamento oseltamivir, têm sido observadas resistências virais com maior frequência, sobretudo em crianças.



A EMEA sugere que o aparecimento de resistências no vírus da gripe pode comprometer consideravelmente a utilidade clínica do oseltamivir num cenário de pandemia. A nova orientação da EMEA salienta que a resistência do vírus ao medicamento zanamivir é extremamente rara, e que determinadas estirpes virais resistentes ao oseltamivir permanecem susceptíveis ao zanamivir.



«Esta orientação da EMEA vem bem a tempo de nos lembrar que precisamos de rever, constantemente, os planos de contingência para a próxima pandemia», afirmou Albert Osterhaus, virologista da Universidade de Roterdão, na Holanda, e coordenador do Grupo Europeu de Trabalho Científico da Gripe (European Scientific Working Group on Influenza).



«Para os investigadores da gripe, o problema da resistência viral é preocupante e, por isso, defendo esta nova orientação da EMEA, que nos alerta para a mais-valia de termos reservas suficientes de mais do que um antiviral. Na revisão das suas estratégias para responder à pandemia, os Governos devem considerar, muito seriamente, o armazenamento de mais do que um antiviral», refere o especialista num comunicado divulgado pela farmacêutica GlaxoSmithKline + .




Assim, a nova orientação da EMEA, uma actualização da versão de Outubro de 2005, recomenda o armazenamento de inibidores da Neuraminidase + (uma proteína existente no vírus), apresentando como ‘candidatos’ o zanamivir e o oseltamivir.




No entanto, o zanamivir tem uma estrutura diferente do oseltamivir, e é possível que esta diferença seja a razão pela qual determinadas estirpes do vírus da gripe permanecem susceptíveis ao zanamivir após adquirirem resistência ao oseltamivir. A EMEA também sublinha o facto de o zanamivir não ser indicado para crianças com menos de 5 anos, nem para adultos com doença pulmonar crónica, uma vez que este medicamento é administrado por inalação.
Sónia Santos Dias



Fonte: Sapo Saúde

0 comments em “EMEA RECOMENDA DIFERENTES MEDICAMENTOS PARA PREVENIR PANDEMIA DA GRIPE”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger