» Aumento da acidez da cavidade oral;
» Alterações dos hábitos da grávida que passa a alimentar-se com maior frequência;
» Maior consumo de doces;
» Diminuição dos cuidados com a Higiene oral + , principalmente antes e depois do parto, quando a atenção da mãe está mais voltada para os cuidados com a saúde do bebé.
Que fazer para evitar problemas dentários na gravidez
Os mesmos cuidados fora da gravidez devem ser feitos durante a mesma, porém redobrados. Assim, dever-se-há:
» Evitar "alimentar-se fora de horas";
» Evitar o consumo excessivo de doces; se for impossível, procurar ingeri-los somente após as refeições;
» Escovar frequentemente os dentes e passar o fio dental após as refeições;
» Visitar o médico dentista pelo menos uma vez durante a gravidez; ele poderá dar uma melhor orientação quanto a algumas medidas preventivas como o uso de Flúor + .
Será possível tratar dos dentes durante a gravidez?
O ideal seria realizar qualquer tratamento dentário antes da gravidez, mas caso haja necessidade, a melhor época para tal é o 2o trimestre (entre o 4o e o 6o mês). No 1o trimestre deve-se evitar o uso de medicamentos, pois o bebé está na fase de formação, e no 3o a mãe está numa fase de Ansiedade + maior devido à proximidade do parto.
As radiografias odontológicas durante a gravidez
As radiografias auxiliam o dentista a detectar cáries ou outros diagnósticos mais complicados e, dependendo da necessidade, podem ser efectuadas; o médico estomatologista saberá a melhor hora de realizá-las (ou não) e a importância das mesmas; é de lembrar que o raio-X não estará direccionado à barriga da grávida, mas mesmo assim, deve-se sempre usar o colete de chumbo para proteger a grávida e o bebé.
Fonte: Médicos de Portugal