Friday, February 8, 2008

BEBÉS LONGE DOS CENTROS COMERCIAIS

Serviço de Pediatria + informa e esclarece dúvidas no 3º fórum para pais






Muitos são os pais que se alarmam quando o filho pequeno tem febre ou quando chora em demasiado. É exactamente para 'desmistificar' alguns dos temas mais comuns da Pediatria que se realiza o 3º Fórum para Pais e Educadores no próximo dia 23 de Fevereiro.




A iniciativa, promovida uma vez mais pelo Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal + e a cargo de vários especialistas da unidade hospitalar, terá lugar no Hotel Tivoli Ocean Park, entre as 9 e as 12h30. O fórum visa, entre outros temas (vide destaque), a segurança infantil, as infecções e a evicção escolar.




A pediatra Rute Gonçalves, membro da organização da iniciativa, explicou ao DIÁRIO que o objectivo é mesmo o de informar e esclarecer os participantes sobre alguns aspectos importantes para a saúde e bem-estar dos bebés e crianças pequenas. Admitindo que o Serviço de Pediatria não quer formar médicos, nem evitar que as pessoas procurem a ajuda dos profissionais de saúde, o propósito é de que as pessoas "mantenham mais a calma e que saibam olhar para o filho doente e lidar com alguns sintomas e situações".




E são geralmente aqueles que são pais pela primeira vez que se 'assustam' mais facilmente com uma febre ligeira, com uma cólica ou com uma ligeira erupção na pele. "Um primeiro filho é sempre motivo de grande alegria, mas também motivo de grande Ansiedade + e responsabilidade", afirma Rute Gonçalves.






Foi por esta razão que uma vez mais incluíram o tema da '1ª Semana em Casa' no fórum. Além disso, acrescenta, "o recém-nascido saudável raramente tem doenças graves, mas tem sintomas que são considerados normais como as cólicas, as borbulhinhas comummente designadas por 'flor do parto', um xixi com um tom alaranjado ou mesmo uns carocinhos nos mamilos".




Estas situações não invalidam que os pais deixem de prestar atenção aos filhos. Aliás, neste sentido, são vários os importantes conselhos deixados pela pediatra.




O mais curioso pode ser a de que os bebés pequenos e principalmente os recém-nascidos devem evitar os centros comerciais. "Os pais acham que nos centros comerciais os bebés estão melhor, porque estão mais abrigados do frio, mas essa é uma ideia errada". Segundo explica, além dos sistemas de ar condicionado das grandes superfícies, que muitas vezes não são mantidos como deve de ser, os 'shoppings' têm geralmente um grande aglomerado de pessoas que podem estar doentes ou serem portadoras deste ou daquele vírus. "Aí o risco do bebé contrair uma doença séria como uma infecção viral com dificuldade respiratória é muito maior", afirma.




No caso de febre, os pais não se devem alarmar à partida, principalmente se quando a febre baixa a criança fica bem disposta. O melhor é procurar baixar a febre com os medicamentos (Paracetamol + e ipobrufeno) e dosagens recomendadas (peso da criança) e aguardar dois ou três dias. Nas Gastroenterite + s, não se deve forçar a ingestão de alimentos, compensando com líquidos para que a criança fique desidratada.




Acima de tudo, Rute Gonçalves explica que o que é mais importante é o bem-estar geral da criança. "Se ela não estiver prostrada, se estiver bem disposta, a brincar e muito reactiva, geralmente não é doença grave".




Todas estas e muitas outras informações, dicas e conselhos serão faladas e esclarecidas no 3º Fórum para Pais e Educadores, além de fazerem parte de um conjunto de folhetos informativos que serão distribuídos aos participantes na iniciativa, que promete ter tanta adesão como as anteriores.



As inscrições neste fórum já estão abertas e podem ser efectuadas na biblioteca do Hospital Central do Funchal ou através do telefone número 291753503. O número limite de participantes é de cerca de 300 pessoas e cada inscrição tem o valor de 15 euros.




Programa do fórum




O programa desta terceira iniciativa é composto por diversos temas, todos eles de grande interesse para pais e educadores. Algumas das temáticas abordadas foram já faladas nos dois primeiros fóruns, devido à sua importância elevada, e outros fazem agora a sua estreia.




Após uma breve sessão de abertura, o fórum começa com 'A 1ª Semana em Casa" que pretende orientar para os cuidados a ter com os recém-nascidos. Seguem-se 'Acidentes e a sua Prevenção', 'Quando é que o meu filho pode começar a ler?', 'Febre: o grande inimigo ou o bom amigo?', 'Pintas e Manchas'. Depois de um momento para perguntas e respostas, o programa da iniciativa prossegue com os temas 'A creche como fonte de infecção - Evicção Escolar' (doenças que implicam mesmo que a criança falte às aulas), 'Otites, Amigdalites e Gastrenterites, ... e quantas mais ites?' (infecções mais comuns nas crianças) e 'Meningites: Antes e Depois do Hospital' (procurar desmistificar a doença, informando sobre os sintomas, os tratamentos e formas de prevenção).




Ainda antes do encerramento haverá outro momento para interacção entre público e oradores. O encerramento está previsto para as 12h30.





Ana Luísa Correia


Fonte: DN

0 comments em “BEBÉS LONGE DOS CENTROS COMERCIAIS”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger