Friday, February 8, 2008

AO RITMO DAS FÉRIAS ESCOLARES

Janeiro é um dos meses de maior procura por causa da euforia do natal e ano novo






O calendário escolar e os bailes de finalistas são factores determinantes na venda de pílulas do dia seguinte, mas o mês de maior procura é Janeiro por causa da euforia do Ano Novo. Carnaval + , Páscoa e Verão também fazem duplicar as vendas em algumas farmácias do Funchal.




As médias mensais de embalagens andam entre as 15 e as 25, consoante a localização da farmácia e as vezes que está aberta à noite nos fins de semana. Com mais ou menos variação, o produto tem saída e muitos clientes entre as adolescentes. Por isso, as férias escolares são tão importantes nas oscilações de mercado.



Alguns directores técnicos de farmácias associam picos de procura deste método contraceptivo aos bailes de finalistas das escolas secundárias. Propício aos encontros inesperados e relações sexuais imprevistas, as raparigas correm para as farmácias nos dias seguintes. Um tanto envergonhadas e pouco receptivas aos conselhos avisados sobre métodos anticoncepcionais adequados, dizem que é para uma amiga ou irmã.



Apesar das recomendações dos farmacêuticos de que devem limitar o uso desta pílula às emergências (encontro fortuitos ou o acidentes com os Preservativo + s), há quem abuse e faça deste método a única maneira para evitar gravidezes indesejadas. Quem vende garante que há pouca informação e muita ignorância.



Embora grande parte das clientes seja adolescente, nas farmácias aparecem mulheres de todas as idades férteis. Mais novas, mais velhas, o acesso livre a este método terá evitado alguns percalços. De qualquer modo, os dados dos farmacêuticos demonstram que a procura decresceu no último ano. Janeiro, que é mês de muitas vendas, baixou por comparação com o ano passado em algumas das farmácias consultadas pelo DIÁRIO.



Este Carnaval também não foi de grandes vendas, nem nas farmácias que estiveram de serviço no fim-de-semana gordo. Sem o calor dos trópicos e os excessos do Carnaval brasileiro, a primeira semana de Fevereiro vai normal e com uma média de cinco a seis embalagens de pílulas do dia seguinte vendidas. Se houve contenção na compra de pílulas do dia seguinte, também não se notou grande diferença nos preservativos, nos estimulantes sexuais ou em Viagra + . Nos dois primeiros casos, as farmácias têm concorrência dos supermercados e é possível que algumas pessoas tenham optado por comprar produtos tão íntimos nas grandes superfícies.



Também é certo que uma maior informação sobre os perigos das Doenças sexualmente transmissíveis + tenha moderado comportamentos e aumentado as preocupações com os riscos de contaminação.



contra-indicações




Tomar a pílula do dia seguinte não compromete a fertilidade das mulheres a longo prazo, mas os médicos recomendam cautelas no recurso a este método contraceptivo. O uso indevido pode anular o efeito e permitir o desenvolvimento de uma gravidez indesejada.




A pílula, que deve ser tomada até 72 horas após uma relação desprotegida, provoca a descamação do útero e impede a fixação de um óvulo fecundado. A sobredosagem pode anular este efeito. Além disso, esta pílula não protege a 100 por cento de uma eventual gravidez. Tomada até às 24 horas, o efeito é de 85 por cento, dois dias depois baixa para 70, às 72 horas desce para 60 por cento.






Marta Caires

Fonte: DN

0 comments em “AO RITMO DAS FÉRIAS ESCOLARES”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger