Thursday, March 6, 2008

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DA PRÓSTATA NÃO DÁ TRÉGUAS: EM CRUZADA PELO TESTE AO PSA



Liliana Ferreira





Simples, rápido e indolor, o teste ao PSA é a resposta à indiferença e aos tabus com que os portugueses encaram a prevenção de eventuais problemas da próstata.






Por isso, a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata) alerta para a necessidade do diagnóstico precoce e aconselha ao despiste através do método quantitativo de medição do PSA.





O cancro da próstata é a segunda causa de morte oncológica entre os homens na Europa e nos EUA e em Portugal a patologia é diagnosticada em um por cada dez homens com mais de 50 anos. Esta grave e silenciosa doença mata 1800 portugueses por ano.





António Pereira Pinto, presidente da APDPróstata, recomenda que “a partir dos 40 anos haja uma atenção redobrada para a detecção precoce de eventuais problemas da próstata. Nesta medida, o teste do PSA é um aliado ao rastreio da saúde da próstata, servindo de indicador de eventuais problemas”.



O presidente da APDPróstata acrescenta ainda que “o teste do PSA é simples e rápido de fazer, consistindo numa pequena picada no dedo que, em apenas quinze minutos, permite detectar os níveis de PSA – o antigénio específico da próstata que, acima de determinados valores, pode indicar possíveis problemas”.



“Esta forma de diagnóstico não inviabiliza a necessidade da consulta com um urologista e a realização de outros exames mais específicos. Contudo, o teste ao PSA permite que, de uma forma fácil, os portugueses estejam mais atentos à saúde da próstata”, conclui António Pereira Pinto.



Os sintomas revelam-se numa fase muito avançada, já quase sem hipótese de tratamento. Por esta razão, torna-se essencial informar que só mediante um diagnóstico atempado é possível tratar, rápida e eficazmente, esta grave doença.






Fonte: ADBDCommunicare, Consultores Associados

0 comments em “ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DA PRÓSTATA NÃO DÁ TRÉGUAS: EM CRUZADA PELO TESTE AO PSA”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger