A Cirrose é a doença do foro hepático com maior prevalência na região
Alguns dos maiores especialistas regionais, nacionais e mesmo internacionais em Hepatologia (estudo do fígado) estarão reunidos amanhã e sábado para ministrar um Curso de Actualização em Hepatologia e Vias Biliares.
Promovido pelo Serviço de Gastrenterologia + do Hospital Central de Funchal (HCF), nomeadamente pela Consulta de Hepatologia, o curso vai decorrer no Hotel CS Madeira e será frequentado por mais de uma centena de médicos e estudantes de medicina.
Luís Jasmins, responsável pela Consulta de Hepatologia do HCF, diz que entre os convidados estão José Velosa (chefe de Serviço de Gastrenterologia do Hospital Santa Maria), Eduardo Barroso (director do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e da Unidade de Transplantação do Hospital Curry Cabral + ), Rui Perdigoto (especialista em Medicina Interna + do Hospital Curry Cabral), Celso Matos (médico radiologista português a exercer na Bélgica), entre muitos outros, num total de 27 especialistas (10 da Região, 15 do continente e 2 do estrangeiro).
Serão muitos os temas abordados nestes dois dias, nomeadamente o diagnóstico das Doenças hepáticas + , as dependências do Álcool + e da heroína, as Hepatite + s B e C e a co-infecção com o Vírus da Imunodeficiência Humana, os produtos naturais e o fígado, os Transplantes hepáticos + e a cirurgia das vias biliares.
Actualmente na Região, em termos das doenças do foro hepático, é a cirrose que tem maior prevalência. Também se regista um elevado número de hepatites, quer a B quer a C, embora a variante B esteja, hoje em dia, mais 'controlada' devido à vacina contra o vírus.
Os especialistas na Região já tratam a maioria das situações e patologias, exceptuando os casos que obrigam a transplantes de fígado ou a cirurgias mais complexas.
Luís Jasmins enaltece a colaboração e as boas relações pessoais existentes entre os especialistas da Região e os do continente (muitos deles presentes no curso deste fim-de-semana). É este bom relacionamento que permite muitas vezes que os doentes da Região sejam atendidos de forma célere noutras unidades de saúde do país.
A abertura oficial do Curso de Actualização em Hepatologia e Vias Biliares está marcada para as 9 horas de amanhã e será presidida por Conceição Estudante + , secretária regional do Turismo e Transportes. A formação termina ao final da manhã de sábado.
Ana Luísa Correia
Fonte: Diário de Notícias