Joana Borges
A Ferring Portuguesa acaba de criar uma banda-desenhada que representa a história de um menino de 6 anos que sofre com a problemática da enurese nocturna. Este livrinho estará disponível em consultórios médicos (pediatras) ao dispor de pais das crianças a quem seja diagnosticada esta disfunção.
O livrinho conta a história do Joãozinho, que acabou de completar seis anos, e que sofre interiormente com a problemática de à noite fazer chichi na cama.
Entretanto, ele é convidado por um amigo para ir passar o fim-de-semana a sua casa, mas recusa-se pois tem medo que descubram o seu segredo.
Os pais preocupados com o receio do filho, vêm um cartaz que fala sobre esta disfunção e que aconselha a levarem a criança que apresenta estes sintomas ao médico. Assim fizeram.
O médico concluiu que o Joãozinho não sofria de nenhum problema patológico e deu-lhe alguns conselhos comportamentais e medicação para tomar antes de se deitar.
Com o tratamento, o Joãozinho deixa de fazer chichi na cama, a auto-estima aumenta, o aproveitamento escolar também melhora e decide então aceitar o convite do amiguinho para passar o fim-de-semana em casa dele.
A banda desenhada intitulada “O Joãozinho vence o chichi na cama” pretende ser um suporte de ajuda e de informação direccionado principalmente às crianças, em que de uma forma simples e lúdica se explica a situação pela qual estão a passar e que não são os únicos daquela idade a sofrer desta disfunção.
A enurese nocturna é a emissão involuntária de urina durante o sono que ocorre em crianças com mais de cinco anos de idade e na ausência de qualquer defeito do sistema nervoso central.
Esta disfunção é comum e os índices de prevalência são semelhantes em todo o mundo. Na Europa, mais de cinco milhões de crianças sofrem de chichi na cama e é mais comum nos rapazes do que nas raparigas.
Fonte: Best News®