Dra. Maria José Candeias Silva
Um sorriso bonito é uma arma de felicidade, simpatia e sedução. Através das novas técnicas de branqueamento dentário, pode transformar o pesadelo dos dentes amarelos no sonho de um sorriso luminoso.
Actualmente, saúde oral não representa apenas uma boca sem dentes cariados. A cor e o aspecto saudável dos dentes têm muita importância no nosso relacionamento social. Mais do que revelar o nosso bem-estar físico, poder sorrir com confiança é um óptimo cartão de visita.
Há quanto tempo esconde o seu sorriso com medo de mostrar dentes escurecidos?
Com o tratamento branqueador poderá tornar a sua vida mais alegre e descontraída, melhorando a sua auto-estima em apenas uma hora.
Há diversos factores que podem causar o escurecimento do esmalte dentário: as manchas superficiais são normalmente provocadas por alguns alimentos ou bebidas que ingerimos, como o café, o chá, o vinho tinto, as cerejas, as amoras e também pelo tabaco. As manchas intrínsecas fazem parte do próprio esmalte e podem ser derivadas do processo natural do envelhecimento dentário (que se acentua a partir dos 35 anos), de tratamentos com antibióticos aquando da formação dos dentes, ou de traumatismos, provocando uma cor que pode ir do acastanhado ou acinzentado até ao negro.
A estética dentária contribui para atingir o ideal de beleza, recorrendo a este tipo de tratamento homens e mulheres que se preocupam com a imagem.
Tratamento
Inicialmente, o médico dentista faz um exame à cavidade oral certificando-se que não existem outros problemas a nível dentário. Antes de se iniciar a sessão coloca-se no paciente um aparelho que ajuda a abrir a boca, permitindo ao médico dentista trabalhar com maior facilidade. De seguida, protegem-se as gengivas do paciente e aplica-se um gel branqueador sobre os dentes de forma a cobrir toda a superfície dos mesmos.
Posteriormente, faz-se incidir o laser ou feixe de luz (LED) durante 30 a 50 minutos, de forma indolor, conseguindo uma melhoria de 2 a 3 tons mais claro que o tom inicial. Actualmente, dá-se preferência à utilização do sistema de branqueamento com LED, pois a luz azul emitida é fria e potente, mas não produz calor protegendo o esmalte dos dentes.
Imediatamente após o tratamento, o paciente pode voltar às suas actividades diárias sem desconforto, apenas devendo evitar a ingestão de alimentos demasiado frios ou quentes logo após o tratamento.
O tratamento efectuado pode ser complementado em casa através da aplicação de um gel branqueador, com o auxílio de moldeiras, fornecidas pelo médico dentista, para utilização permanente de noite.
O efeito do branqueamento perdura entre ano e meio a 3 anos, dependendo dos cuidados do paciente.
Convém advertir que, através deste método, não se conseguirá nunca atingir o branco alvo, pois o branqueamento tem como limite a cor natural dos dentes. Esta tonalidade só poderá ser obtida artificialmente com a colocação de coroas ou facetas em porcelana.
Após o branqueamento dentário, as mudanças na sua vida poderão ir muito além do melhoramento da cor dos dentes, pois o sorriso luminoso vai tornar o seu rosto mais bonito, atraindo quem está por perto.
Uma solução à sua medida
Aconselhamos que efectue com regularidade consultas de Medicina Dentária, pois há sempre uma solução adequada para cada problema, quando se intervém atempadamente. A medicina dentária estética possui um vasto leque de tratamentos, além do branqueamento dentário, que podem passar pelas restaurações estéticas em compósito, pela prótese fixa (colocação de coroas, pontes e facetas em cerâmica), pela ortodontia (para correcção de anomalias no alinhamento dentário com aparatologia fixa ou móvel) ou pela implantologia (os implantes são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais, podendo servir de apoio a uma prótese completa, ajudar a suportar uma ponte fixa ou a substituir um só dente sem alterar os adjacentes).
Fonte: Corporación Dermoestética