Monday, June 22, 2009

GERIR O PESO NA MEDIDA CERTA



Andreia Pereira




Aquele vestido que está no armário há meses já não lhe serve? A balança acusa uns quilos a mais da conta? Talvez esteja na hora de voltar à velha silhueta. Mas, antes de cometer alguns excessos de zelo, saiba como deve iniciar uma dieta.






É daquelas pessoas que deixar de comer só porque tem urgência em perder peso? Nada mais errado. Apesar de ser uma tendência recorrente, a Dr.ª Carla Afonso, nutricionista, considera que "as dietas restritivas" podem ser "bastante prejudiciais". Isto porque "a ingestão de alimentos é mínima e os período de jejum são longos".





"Há uma pretensão em perder uma grande quantidade de peso num curto espaço de tempo, o que contribui para uma perda significativa de massa muscular, dificilmente recuperável", explica a nutricionista, acrescentando que, nestas situações, "os défices de nutrientes são elevadíssimos". Para não correr o risco de alternar entre a perda e o ganho de peso, a dieta deverá "ser gradual e adaptada às necessidades individuais", completa.





Como não há duas pessoas iguais, e a perda de peso depende da estrutura de cada um, "os regimes alimentares têm de ser específicos e adequados às necessidades individuais". Para tal, quem pensa em perder peso deve procurar ajuda especializada: "O aconselhamento alimentar deve ser feito por um profissional de saúde, particularmente um nutricionista. Na consulta de nutrição, o especialista pode avaliar o indivíduo e ‘desenhar-lhe' um adequado planeamento alimentar", resume.





Quem procura perder peso a todo o custo, muitas vezes não mede as consequências. A nutricionista lembra que "uma gestão equilibrada do peso é fundamental para a manutenção da saúde. E, embora não haja um peso ideal, há sempre uns quilos que são dispensáveis, desde que tal situação "não interfira com a condição física e com o estado de saúde", sublinha Carla Afonso. Entram em linha de conta no programa de gestão de peso factores como "a idade, o sexo, a profissão e o números de horas que se dedica à actividade física".









Perder peso gradualmente





Hoje em dia, já existem fármacos que ajudam a perder os quilos a mais. Mas, como adianta Carla Afonso, alguns medicamentos "têm, em geral, muitas contra-indicações e efeitos secundários". Em alternativa, a nutricionista aponta a toma de suplementos nutricionais como uma opção para quem vai iniciar um regime alimentar para perder peso. Mas, "obviamente, compete ao profissional de saúde aconselhar a posologia adequada de acordo com as necessidades individuais".





Estes suplementos, disponíveis no mercado, "praticamente não têm efeitos secundários". Para além disto, acresce o facto de estes produtos "serem eficazes e seguros".





Contudo, os suplementos nutricionais, isoladamente, não fazem milagres. "É preciso adoptar uma alimentação equilibrada e variada, assim como a prática regular de exercício físico: elementos centrais na terapêutica de suplementação nutricional. Só assim se potenciam os resultados." Com a toma de suplementos será possível "compensar as falhas alimentares e potenciar as reacções metabólicas que ocorrem naturalmente no organismo".








Fonte: Jornal do Centro de Saúde

0 comments em “GERIR O PESO NA MEDIDA CERTA”

Post a Comment

 

saude-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger